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Os meus Sonhos e Desejos de Vida!

Qual o meu Propósito e Contributo neste mundo 🌎? Quero Partilhar a minha caminhada nesta procura e no meio desejando alcançar os meus Sonhos! Quero Olhar para trás e ver que dei o melhor de mim! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏🌍

Os meus Sonhos e Desejos de Vida!

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Quarentena, Hábitos, Desejos e Esperança

31.03.20 | solua

Para refletir sobre a Quarentena, Hábitos, Desejos e Esperança

Fragmento do livro “O capitão e o Marinheiro”

"- Eu tinha que esperar mais de 20 dias dentro do barco. Havia meses em que eu ansiava por chegar ao porto e desfrutar da primavera em terra. Houve uma epidemia. No Porto Abril nos proibiram de descer. Os primeiras dias foram duros. Me sentia como vocês. Logo comecei a confrontar aquelas imposições utilizando a lógica. Sabia que depois de 21 dias deste comportamento se cria um hábito, e em vez de me lamentar e criar hábitos desastrosos, comecei a comportar-me de maneira diferente de todos os demais. Comecei com o alimento. Me impus comer a metade do quanto comia habitualmente. Depois comecei a selecionar os alimentos de mais fácil digestão, para não sobrecarregar o corpo. Passei a me nutrir de alimentos que, por tradição histórica, haviam mantido o homem com saúde.

O passo seguinte foi unir a isso uma depuração de pensamentos pouco saudáveis e ter cada vez mais pensamentos elevados e nobres. Me impus ler ao menos uma página a cada dia de um argumento que não conhecia. Me impus fazer exercícios sobre a ponte do barco. Um velho hindu me havia dito anos antes, que o corpo se potencializava ao reter o alento. Me impus fazer profundas respirações completas a cada manhã. Creio que meus pulmões nunca haviam chegado a tamanha capacidade e força. A parte da tarde era a hora das orações, a hora de agradecer a uma entidade qualquer por não me haver dado, como destino, privações graves durante toda minha vida.

O hindu me havia aconselhado também a criar o hábito de imaginar a luz entrando em mim e me tornando mais forte. Podia funcionar também para as pessoas queridas que estavam distantes e, assim, integrei também esta prática na minha rotina diária dentro do barco.

Em vez de pensar em tudo que não podia fazer, pensava no que faria uma vez chegado à terra firme. Visualizava as cenas de cada dia, as vivia intensamente e gozava da espera. Tudo o que podemos obter em seguida não é interessante. Nunca. A espera serve para sublimar o desejo e torná-lo mais poderoso. Eu me privei de alimentos suculentos, de garrafas de rum e outras delícias. Me havia privado de jogar baralho, de dormir muito, de praticar o ócio, de pensar apenas no que me privaram.

- Como acabou, Capitão?

- Eu adquiri todos aqueles hábitos novos. Me deixaram baixar do barco muito tempo depois do previsto.

- Privaram vocês da primavera, então?

- Sim, naquele ano me privaram da primavera, e de muitas coisas mais, mas eu, mesmo assim, floresci, levei a primavera dentro de mim, e ninguém nunca mais pode tirá-la de mim.

Fragmento do livro “O capitão e o Marinheiro”, de Alessandro Frezza, que fala sobre quarentena

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Desafio Atual e Atitude

27.03.20 | solua

“Haja calma e prudência nos juízos de valor! Cada classe profissional sabe o quanto lhe custa responder de forma assertiva aos desafios que surgem!
Este é o desafio da coesão nacional, é o desafio de vencer a doença e o de assegurarmos que cada um e que todos possamos dar o nosso melhor aos nossos concidadãos.“

Este comentário foi uma resposta num blog que louvo a atitude de quem respondeu e devia ser a atitude de todos!

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Dicas de Como Sobreviver ao Isolamento

23.03.20 | solua

Hoje ao ler o seguinte artigo do Publico,

Como sobreviver ao isolamento? Os truques que Kirill Serebrennikov aprendeu em prisão domiciliária

1 – O isolamento não é um castigo celeste, mas um momento de verdade, que pode trazer coisas positivas;

2 – Responde à pergunta ‘Quem és tu? e o que é mais importante na tua vida?
Escreve as respostas, que poderão tornar-se um guia de comportamento, tanto no actual momento de isolamento como na tua vida posterior;

3 – Escrever um diário será também uma boa ideia, pois ajuda à introspecção;

4 – Lê os livros volumosos que tens na tua estante. Sairás do isolamento como uma pessoa nova;

5 – Não te esqueças de ti mesmo. Faz ioga ou outro exercício qualquer. Cuida da tua alimentação e faz uma dieta equilibrada;

6 – É a altura de fazer as coisas com que sempre sonhaste: escrever, esculpir... Dá azo à tua criatividade. O isolamento é uma boa oportunidade para perceberes o que gostarias de fazer da sua vida. E como ninguém estará a ver, fá-lo pensando só em ti mesmo;

7 – Começa a escrever as tuas memórias. Recordar a tua vida, de uma forma profusa e detalhada, pode ser uma fonte de prazer;

8 – Aprende línguas: ajuda a prevenir o Alzheimer e exercita a memória, além de ser útil;

9 – Risca as palavras ‘quarentena’ e ‘isolamento’ do teu vocabulário. Começa do zero, e descansa. É bom utilizar o tempo que se passa em casa para mudar as coisas. Retoma os teus velhos contactos, fala com os teus amigos e familiares:

10 – Diverte-te. Vê cinema, ouve música, mantém a tua vida sexual activa; planta flores e embeleza a janela ou a varanda; usa roupa nova… Permite que a componente ‘prazer’ esteja na tua agenda. Procura que cada dia te traga algo alegre. E tenta começar do zero.

Verifico que são hábitos que eu queria incorporar na minha vida e agora surgiu a oportunidade de os implementar!

Vamos sair desta batalha mais Fortes e pessoas novas! 

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Rever Prioridades - Lista de Desejos e Sonhos

21.03.20 | solua

A minha a lista dos meus desejos, sonhos  no post de 3 de novembro de 2019 fazia todo o sentido nessa altura, agora ponho em prespetiva perante o panorama atual, a vida está a ensinar-nos... 

Vou continuar todos os dias da minha vida dar o meu melhor: Ser melhor, do que ontem:

  • Ser uma boa Mãe
  • Ser uma boa Mulher
  • Ser uma boa Filha, Irmã, Tia
  • Ser uma boa Pessoa, gostar de mim e estar de bem
    com a minha consciência
  • Ser mais paciente, amadurecimento pessoal
  • Ser uma boa Profissional e boa Colega
  • Permitir a paz e amor em casa!

Um dia vou:

  • ViajarDar a volta ao mundo (tenho feito viagens: Paris, Escócia, New York, San Francisco, Veneza, Roma, Londres, Espanha, Portugal)
    • Agora irei fazer as viagens virtuais, os museus estão disponíveis virtualmente e posso fazer os planos para as futuras viagens.
  • Falar inglês fluentemente (ainda tenho que melhorar)
    • Posso continuar aprender nada me impede.
  • Ler mais livros (Tempo para ler, especialmente de desenvolvimento pessoal)
    • Continuar a ler, agora temos mais oportunidades virtuais.
  • Ver mais Filmes, ir ao cinema (Filmes que me façam Sonhar)
    • Em casa, Domingo em familia.
  • Ir a Paris, a Disneylândia (Concretizado e em família)
  • Ter uma Moradia para a minha família (Não tenho, nem sei se um dia vou ter? Gostava de ter uma Lar aconchegante (já tenho) mas com Jardim, espaço exterior, para passear, estar em convívio )
    • O espaço exterior agora era ouro sobre azul mas não tenho, devo aproveitar alguns passeios a volta da rua.
  • Ter uma casa na praia (Temos mas não é nossa, é só um pormenor)
    • Quando ultrapassarmos este período, a primeira viagem é ver o mar!
  • Aprender a cozinhar, ser uma boa cozinheira (Sim gostava muito, a Bimby tem ajudado muito :) ) - Alimentação mais Saudável
    • Este periodo irá permitir que eu adquira esta competência que há muito tento adquirir :) até menu semanal já faço :)
  • Tirar o Doutoramento (Continuar Aprender) - Sim aprender sempre, todos os dias, este projeto ficou em standby, não sei se faz sentido, dado que penso e desejo mudar a minha vida Profissional, sentir-me mais realizada e Ser útil mais para os outros com as minhas capacidades.
    • Esta fase está a permitir-me estar mais perto do meu Marido e de o poder ajudar a ultrapassar este desafio económico, como?  Ainda não sei mas sei que vamos conseguir ultrpassar!
  • Ouvir mais música, Dançar - Algo que devo fazer mais, mexer-me e fazer exercícios!
    • Estar em casa está a permitir que tenhamos mais atividades destas que eu adoro!
  • Escrever - agradecer e gerir os meus pensamentos, emoções, quem sabe escrever um livro 📚
    • Sim vou continuar e estou grata por este blog me permitir partilhar os meus sentimentos e emoções!
  • Viver mais levemente e olhar para trás, e estar de bem comigo mesma e tenha deixado Amor 💓, Carinho 🥰 por onde passei.
    • Sim cada vez mais quero viver um dia de cada vez, com muito amor e paciência perante os desafios da Vida!
    • Que este periodo me permita recuperar o meu Sorriso fácil e de bem com a Vida, Já o perdi há muitos anos! 

Quero continuar Ser feliz e Servir os que me rodeiam, na esperança que sejam Felizes!

Para lembrar:

Precisamos observar os efeitos das nossas ações. Dependemos uns dos outros.  

Só com o esforço de todos, poderemos vencer esta batalha. Isso é um grande ensinamento!

O momento de crise vem nos mostrar que somos vulneráveis e frágeis.

Tudo pode mudar a qualquer momento. Podemos ser surpreendidos por fatores que jamais imaginaríamos. É importante Aceitarmos!

A crise transforma. Provoca metamorfose. A origem da palavra crise está ligada à “momento decisivo, que antecede uma mudança”. Nesse caso, o momento decisivo é: vamos aprender o que a vida nos está a ensinar!

Fonte

Juntos vamos ultrapassar esta batalha e vamos poder contar esta história aos nossos netos! Fiquem bem! 

Imagem-Quarentena-400x561.jpgIlustração de Rita Wainer e Julia Gastin

 

Ser Melhor: Lidar com os Sentimentos Negativos (Ódio, Raiva, Critica) - Parte 2

15.03.20 | solua

"Nem sempre controlamos o que nos acontece. Mas podemos controlar a maneira com Reagimos.

Culpar os outros é apenas magoarmos-nos a nós mesmos." 

Como ultrapassar os sentimentos negativos?

- Exercício físico,

- Meditar,

- Escrever,

- Gratidão,

- Ler,

- Converse com alguém que não a julgue,

- O uso adequado do nosso Poder Primitivo - os nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações.

 - Evite pessoas más. Só quem está a sofrer, faz os outros sofrer! Os que sofrem causam sofrimento. Nós colhemos o que semeamos!

 

A nossa missão é fazer os outros melhores... começado por nós.

- Aceitar e Melhorar as nossas Virtudes: Coragem, Perdão, Integridade, Compreensão, Sinceridade, Boa educação, Humildade.

- Reconheça os nossos sentimentos, e tenha em consideração o que a outra pessoa sente.

- Não reaja, reflicta.

- Cultive a boa vontade.

- Nenhum de nós é perfeito e todos cometemos erros.

- O que devemos fazer é observar, em vez de julgar.

 

Devemos alinhar os nossos valores e principios da nossa vida para conseguirmos viver conosco.

 

Escolha 5 a 7 Princípios, que são importantes na sua vida, eu escolhi os seguintes:

1 - Humildade,

2 - Observação,

3 - Bondade,

4 - Amor,

5 - Fé,

6 - Verdade,

7 - Perdão.

 

A minha Missão neste momento passa por:

* Ser bondoso e amável com as pessoas e procurar trocar condenação por compreensão. *

* Ser um pessoa melhor a cada dia, observar os meus erros e falhas para aprender e evoluir com eles. *

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O que nos impede de seguir o nosso Propósito?

O impulso do Desejo (vem de fora).

Se tivermos intenção (vem de dentro), este poder pode guiar-nos para os nossos propósitos.

DesejoIntenção
Disfarça-se de necessidade.Apresenta-se com Determinação.
Procura Prazeres no curto Prazo.Aplica Disciplina a curto prazo.
Ignora a consequência no médio e longo prazo.Procura satisfação no médio e longo prazo.
Traz incómodos posteriores.Traz Recompensas posteriores.
Importa-se com a causa.Importa-se com a consequência.
Relacionado com o conteúdo.Relacionado ao contexto.
Eu Ganho.Todos Ganham.
Surge do Ego.Surge do Espírito.
No principio ser agradável, mas se revela num destilado veneno.No principio parece um ser um destilado Veneno, mas se revela uma suave ...

 

 

 

 

 

 

Devemos aumenter o nosso Auto-conhecimento - Diminuído e aprendendo a dominar nossos desejos e passamos a concentrar melhor nos nossos objetivos e propósitos.

Para termos uma Boa Saúde Mental: Aceite o que lhe for ensinado, melhorar a nossa capacidade de diálogo e encontre um lugar/atividade para libertar a irritação acumulada dentro de si.

Ame, para ser amado!

Continuaremos este tema no próximo post com Amor e Respeito!

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Help/Ajuda - Quando o seu corpo lhe diz: Estou a chegar ao limite?

13.03.20 | solua

Já há algum tempo que tenho sinais de que estou a chegar ao limite das minhas forças e sinto-me triste porque não consigo ser forte por muito mais tempo e não estou aguentar todas as exigências da minha vida.

Sei que que este estado é uma resposta ao stress provocado pela sobrecarga de trabalho e sentimos que estão a exigir demasiado de nós e não estamos a conseguir dar resposta, ou pela existência de conflitos pessoais no trabalho. Aparece como resultado de uma entrega constante e até mesmo excessiva, seja no trabalho, para outros, para um projeto que nos excita, mas também nos consome, aos problemas quotidianos, às tarefas diárias. 

Ao mesmo tempo, não recebemos praticamente nada em troca que possa equilibrar o saldo.
Não podemos descansar e relaxar o suficiente, não passamos tempo de qualidade sozinhos e não recebemos atenção, carinho e compreensão suficientes das pessoas que nos rodeiam.
 
Na prática, é como se extraíssemos toda a energia do nosso emocional, mas não nos preocupamos em repô-la.
 
Sei que o stress crónico pode prejudicar-nos seriamente e se não fizer algo, estou a por em risco a minha vida.
 
Situações que nos fazem chegar ao limite:
  • Empregos de alta pressão e responsabilidade;
  • Trabalhar longas horas ou trabalhar num emprego que não gostamos;
  • Ter um bebé e educar os filhos;
  • Dificuldades financeiras;
  • Ser cuidador de um ente querido;
  • Processos de divórcio prolongados;
  • Morte de um familiar ou amigo;
  • Ter uma doença crónica ou lesão;
  • Conflitos constantes com vizinhos, colegas ou familiares;
  • Chefias demasiado controladoras;
  • Relacionamentos instáveis.
E por que razão nós chegamos a esse limite:
 

– Perfecionismo - Os perfecionistas, que exigem muito de si mesmos, acabam adicionando um peso extra nos ombros que, a longo prazo, representa mais stresse

– Dificuldade para delegar - As pessoas que querem assumir todas as tarefas, porque acreditam que os outros não sabem como fazê-las ou não estão à altura, são mais propensas a sofrer o esgotamento emocional devido a um excesso de responsabilidades.

– Sensibilidade extrema - As pessoas que são muito empáticas e hipersensíveis são mais propensas a sofrer de um esgotamento emocional porque muitas vezes assumem os problemas dos outros como seus, sem poder estabelecer uma distância psicológica de proteção.

– Incapacidade de relaxar - Algumas pessoas, devido às características do sistema nervoso, acham mais difícil relaxar e se desconectar do que outros. É como se o seu cérebro tivesse a funcionar a 1000 rotações por minuto.

Como Eliminar o elemento de Stress:

Se o ambiente de trabalho é a causa do esgotamento emocional, considera-se a possibilidade de mudar de emprego ou de empresa. Se o gerente ou chefe estiver a provocar o stress, pode-se considerar a transferência para um novo departamento.

 O que está nas suas mãos para ajudar a superar esta fase:
 
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Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e em casos mais severos, tomar remédios.

1º Comer saudavelmente

Comer saudável significa escolher uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e carnes magras, evitando lanches açucarados e alimentos fritos ou processados.

Beber água

  • Chocolate preto;
  • Vinho tinto;
  • Banana;
  • Abacaxi;
  • Tomate;
  • Carnes magras;
  • Leite e seus derivados;
  • Cereais integrais;
  • Nozes ou castanha do Brasil.

Alimentos como estes devem ser consumidos diariamente, em pequenas porções, várias vezes ao dia. Um bom exemplo disso é tomar uma vitamina de banana com Nozes e um quadrado de chocolate preto, no café da manhã, comer um peito de frango grelhado com salada de tomate, no almoço, e tomar 1 taça de vinho tinto, após o jantar.

Exercício

Qualquer tipo de atividade física aumenta os níveis de endorfinas e serotonina. 

Limite de álcool

O álcool pode aumentar, temporariamente, o humor, mas o sentimento vai rapidamente desaparecer, aumentando os níveis de ansiedade e tristeza, interferindo com o sono.

Dormir o suficiente

O sono é absolutamente crucial para a saúde emocional, pelo que deveremos planear o mesmo horário de adormecer e acordar, de forma a descansarmos cerca de 8h a 9h diárias. Desenvolver uma rotina na hora de dormir pode ajudar a relaxar e garantir um sono de melhor qualidade. Limitar a cafeína também pode ter um impacto positivo no horário de sono.

Relacionar-se com um amigo de confiança

Falar presencialmente com um amigo é uma ótima maneira de aliviar o stress. A pessoa que escuta não precisa necessariamente resolver os nossos problemas, apenas precisa ser bom ouvinte.

Dar um tempo

Ter tempo individual para realizar tarefas que consideramos importantes para nós ou até o não fazer nada, mas ter tempo para encontramo-nos a nós próprios. Ler, Escrever, Diário de Gratidão.

Consulte um psicólogo

Além de fazer mudanças no estilo de vida, é importante procurar ajuda profissional para tratar o esgotamento emocional. Um psicólogo pode fornecer as ferramentas necessárias para trabalhar durante um período de stress.

 

Todos nós devemos encontrar o seu próprio remédio para o esgotamento emocional, primeiro devemos detetar o que está a consumir a nossa energia e enfrentar esse problema, talvez numa perspetiva diferente.

 

Às vezes, uma mudança de perspetiva é suficiente para mudar tudo, sem que nada mude!
 

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Ser Melhor: Lidar com os Sentimentos Negativos (Ódio, Raiva, Critica) - Parte 1

08.03.20 | solua

Hábitos - comportamentos repetitivos.

Os Nossos hábitos são comportamentais, somos seres humanos mas abrimos, muitas vezes, a nossa possibilidade de escolha dos  nossos Pensamentos e Sentimentos, para viver em piloto semi-automatico.

Os sentimentos negativos, como o ódio é uma manifestação disso. A única forma de se livrar dessa prisão é refletir muito sobre os nossos sentimentos. Em vez de se entregar à raiva, converse com ela, compreenda-a, questione-a.

As respostas são a chave para sua liberdade.

A caminhada é solitária, temos que nos conhecer-nos e tudo o que nos define! Talvez precise de treinar a lidar com as suas próprias emoções, não  repremi-las ou a descontrolar-se mas a reconhecer como se sente e a encontrar formas de se acalmar ou de aceitar ajuda dos que o rodeiam.

Exercício: De onde vem esta emoção?

Da próxima vez que sentir sentimentos negativos... uma boa maneira, de se impedir de reagir é dizer:

"Preciso de algum tempo para pensar sobre o que está acontecer." e usar esse tempo para se acalmar.

Procure um padrão nas suas reações, até que ponto essa reação se tornou um Hábito?

1º é necessário mudar a sua forma de reagir!

"O que quer Ser e que Deseja realizar na sua Vida? " é baseada em princípios.

Desafio: Quebrar um Hábito, não é fácil! Mas se quiser (força de vontade) consegue com disciplina, determinação e paciência (autocontrolo)! 

Requer mais energia, requer sair da zona de conforto, é preciso tempo e disposição.

Devemos identificar a Rotina que pretendemos, no meu caso Saber viver com as minhas emoções:

- Qual o comportamento que deseja modificar? Evitar explosões de Raiva, Ódio, Critica, quero Ser mais Bondoso.

- Qual o gatilho para esta rotina?  Ação/Palavras de algumas pessoa.
E qual a Recompensa? Self-Control.

- Experimentar com Recompensas.

Sentir-me de bem comigo! - Aumentar a minha paciência, amor-próprio e Gratidão.

- Isolar o Gatilho (Lugar, Tempo,  Estado Emocional, Outras Pessoas, Ação imediatamente precedente)

- Semanalmente - Ritual para o Domingo - escrever os pontos altos da semana e criar um plano para a semana maravilhosa.

"Pára de insistir em limpar a tua mente... limpa antes o teu coração" - Bukowsi

"As emoções por exprimir nunca morrem. São enterradas vivas e depois vêm ao de cima de uma forma mais feia." - Freud

"Os grandes espíritos são sempre confrontados com uma violenta Oposição por parte das mentes medíocres..." - Albert Einstein

" Tudo o que é notável requer Paciência!", "Os que magoam os outros, odeiam-se a si próprios..." - Robin Sharma

"Nem sempre controlamos o que nos acontece. Mas podemos controlar a maneira com Reagimos. Culpar os outros é apenas magoarmos-nos a nós mesmos." 

Continuaremos este tema no próximo post com Amor e Respeito!

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